Encontro do dia 20 de Junho de 2017

Added by Leonardo Sehn almost 3 years ago

Convido todes a mais uma reunião geral do CTA.

Data: terça-feira, 20 de Junho, às 16:00
Local: Centro de Tecnologia Acadêmica IF/UFRGS, sala L110. Veja no mapa
Apresentação: "Andamento da Pesquisa sobre estratégias de Open Innovation (Inovação Aberta)" com Cecília Burtet, Doutoranda em Administração na Unisinos.

Nossos encontros são abertos e livres, venha colaborar e aprimorar o processo, isso fortalece o CTA.

Tua contribuição será bem-vinda e acolhida!

Pauta

• Próxima Gestão.
  • Próxima Apresentação.
  • Retorno sobre resultados da Residência Hacker.
  • Participação no XVIII Workshop de Software Livre - WSL 2017 e evento de lançamento do FISL. 10 a 13 de julho de 2017 na PUCRS.
    • Retorno do Renan sobre conversa com Daniel e possível definição a partir de resultados da Residência Hacker.
  • Relato sobre Install fest do CTA no lançamento do Debian Stretch.
    • Resultado do Desafio: "Conseguir instalar o Debian no notebook da Marina".
  • Reforma na Infraestrutura digital do CTA;
    • Esclarecer o que precisamos para depois escolher entre os sistemas propostos pelo Daniel.
      • Proposta de força tarefa para esclarecer nossas necessidades.
    • Relato sobre Oficina de Jekyll.
      • Relato sobre mutirão de consertar coisinhas.
  • Viabilidade de participação na XXI SACOMP — semana acadêmica dos cursos de engenharia e ciência de computação da UFPel.
    • Retorno do Alisson.
  • Crescente necessidade de replicar projetos da comunidade Global de Hardware Aberto e livre.
    • Pendente para discussão.
    • Repensar a forma de listar esses projetos.
      • Proposta de fazer um mural físico de divulgação de projetos HAL externos.
  • Proposta de grupos de estudos dos softwares do CAE linux.
  • Aprimoramento da participação do CTA no aspecto de ensino na Universidade à luz da discussão sobre contribuições do CTA para o IF e a Universidade como um todo e aprimoramento/expansão de nossas atividades.
    • Possibilidade: Hackatonas -- monitoria a disciplinas práticas (e.g., técnicas digitais, microprocessadores, instrumentação física, laboratórios avançados de física).
      • Retorno sobre proposta para o CEENF.
  • Grupo de estudos de filosofia (Cristthian).
    • Criação do fórum.
  • Proposta de hackatona na semana acadêmica da UFRGS e oficinas preparatórias antes do inicío dessa.
    • Micro-aerogerador.

Por favor, adicione tópicos para a pauta e/ou sugestões como resposta a esta mensagem.

Gratidão.

Grande abraço a todes!

Faça junto!

RE: Encontro do dia 20 de Junho de 2017 - Added by Juarez Henrique Lisboa almost 3 years ago

Se puder acrescentar "PyTche - Grupo de Python" à pauta, eu ficaria grato, explicarei melhor durante a reunião.

RE: Encontro do dia 20 de Junho de 2017 - Added by Leonardo Sehn almost 3 years ago

Tivemos a Apresentação sobre "Andamento da Pesquisa sobre estratégias de Open Innovation (Inovação Aberta)" com a Cecília Burtet, Doutoranda em Administração na Unisinos. Foi muito proveitoso.

Ata

• Próxima Gestão: Cristthian
  • Próxima Apresentação: Renan Ritter, sobre "Precious Plastic", projeto de máquinas de reciclagem abertas e livres.
  • Foi anunciada a participação do CTA no evento "Pint of Science" na sexta-feira, dia 23/6, às 19:30, com formato ainda em aberto.
  • Retorno sobre resultados da Residência Hacker.
    • Residentes farão comunicados/relatos/cobertura do evento e da experiência no mesmo.
      • Relato sobre a programação aberto do evento.
    • Rediscutiremos o horário da reunião para acomodar tanto o grupo que estaŕa no CTA quanto o grupo que vai à Residência Hacker, e também o Pezzi.
      • Foi confirmada a execução da mostra CTA no evento. A interlocução será feita por Renan Ritter, gestor da mostra.
      • Devido à participação de 5 colaboradores do CTA na Residência Hacker e à viagem do Pezzi à Europa, não será possível realizar a apresentação "Cultura e Ética Hacker".
    • Retorno do Alisson.
      • Renan Bohrer levará a questão ao CTA Jr. e trará retorno para o Alisson.
  • Relato sobre o "PyTche - Grupo de Python"
    • Sugestão de encontro do grupo no CTA.
    • Juarez é participante do grupo e fará interlocução entre os grupos.

Pontos de Pauta Pendentes

• Relato sobre Install fest do CTA no lançamento do Debian Stretch.
    • Resultado do Desafio: "Conseguir instalar o Debian no notebook da Marina".
  • Reforma na Infraestrutura digital do CTA;
      • Proposta de força tarefa para esclarecer nossas necessidades.
    • Relato sobre Oficina de Jekyll.
      • Relato sobre mutirão de consertar coisinhas.
    • Pendente para discussão.
    • Repensar a forma de listar esses projetos.
      • Proposta de fazer um mural físico de divulgação de projetos HAL externos.
  • Proposta de grupos de estudos dos softwares do CAE linux.
      • Retorno sobre proposta para o CEENF.
  • Grupo de estudos de filosofia (Cristthian).
    • Criação do fórum.
    • Micro-aerogerador.

Lista de presentes: Jan, Marina, Bruno, Cristthian, Alisson, Guilherme Weihmann, Renan Bohrer, Adriene, Bruna, Daniel, Pezzi, Renan Ritter, Leo Lima, Guilherme Garber, Cecília e Leonardo.

RE: Encontro do dia 20 de Junho de 2017 - Added by Rafael Pezzi almost 3 years ago

Sobre o desafio de instalar o Debian no Notebook da Marina, talvez esteja relacionado ao Secure Boot com UEFI. Possivelmente será adicionado ao Debian Stretch em uma atualização. Detalhes aqui

(1-3/3)