Encontro de 06 de junho de 2017

Added by Renan da Silva almost 3 years ago

Data: 06 de junho de 2017 às 16:00
Local: Centro de Tecnologia Acadêmica IF/UFRGS, sala L110 — veja no mapa.

Apresentação: Andamento do Micro-aerogerador — Cristthian

• Definir próxima gestão.
  • Definir próxima apresentação.
    • Lembrando que a próxima apresentação após essa (reunião de 20 de junho) já está definida: andamento da Pesquisa de Doutorado da Cecília em Inovação Aberta.

Tempo limite da Reunião: 18h para último item da pauta, 18h15 para revisão da ata.

Pauta:

• Discussão sobre as inscrições realizadas no Mozilla Mini-Grants;
  • Discussão sobre nossa participação no XVIII Workshop de Software Livre - WSL 2017 e evento de lançamento do FISL. 10 a 13 de julho de 2017 na PUCRS.
    • Cultura e Ética Hacker é difícil ser repetido nessa data.
    • Quem fica responsável por organizar uma Mostra de Tecnologias Livres?
    • Alguém tem interesse em apresentar algum trabalho?
  • Sugestão para organizar/participar de um Debian Stretch
  • Discussão sobre aprimoramento da participação do CTA no aspecto de ensino na Universidade à luz da discussão sobre contribuições do CTA para o IF e a Universidade como um todo e aprimoramento/expansão de nossas atividades.
  • Relato sobre grupo de estudo em filosofia no CTA (Cristthian)
    • Tema: epistemologia
  • Otimizar e potencializar nossa aprendizagem colaborativa: cine CTA, oficinas e hackatonas no espaço CTA;
    • Oficinas no CTA para os membros do CTA + comunidades;
    • Filosofia no CTA;
  • Crescente necessidade de replicar projetos da comunidade Global de Hardware Aberto e livre;
  • Viabilidade de participação na XXI SACOMP — semana acadêmica dos cursos de engenharia e ciência de computação da UFPel.
    • Mensagem de aluno organizador para a lista adm: "Gostaríamos de saber se vocês tem algum projeto interessante, ou uma palestra e disponibilidade de participar do nosso evento, que acontecerá em julho deste ano".
  • Reforma na Infraestrutura digital do CTA;
    • Foi dado início a oficina de Jekyll!
      • Vantagens de espaço para quem tem acesso ao lief (IF)
      • Data: Quinta, 15 de Junho, das 16h às 18h, (sim, é no feriado)
      • Número de participantes: desde que tenha computador e mesa para todes
      • Trazer próprio laptop com gnu/linux

Sugestões: Acrescente tópicos, encaminhamentos, sugestões e tire suas dúvidas aqui mesmo, no fórum, como resposta a essa mensagem. Para obter permissão para responder no fórum, basta criar uma conta no site e enviar um e-mail para o Rafael Pezzi (rafael.pezzi[arroba]ufrgs.br) se identificando.
Nossos encontros são abertos e livres — tua participação será bem-vinda e acolhida!

RE: Encontro de 06 de junho de 2017 - Added by Jan Luc Tavares almost 3 years ago

Apoio a ideia de realizar/participar de uma festa do Debian Stretch.

Pode ser o dia da nossa mini install fest, que queremos/precisamos fazer.

~~~~

RE: Encontro de 06 de junho de 2017 - Added by Renan da Silva almost 3 years ago

Ata

Próxima gestão: Renan R.S.
Próxima apresentação: Instrumentos musicais sinestésicos - Pezzi

• Inscrições realizadas no Mozilla Mini-Grants;
    • Foi aplicado o projeto Instrumentos musicais sinestésicos, pelo Pezzi
    • Foi aplicado o projeto de apresentação de oficinas e workshops em escolas (Escola Itinerante de Tecnologia Cidadã Hacker -- EITCHA), por Jan, Marina e Leonardo.
  • Participação no XVIII Workshop de Software Livre - WSL 2017 e evento de lançamento do FISL. 10 a 13 de julho de 2017 na PUCRS.
    • Cultura e Ética Hacker pode ser difícil repetir nessa data, por falta de integrantes
    • Mostra de Tecnologias Livres
      • Renan R.S. e Renan B.S. discutirão
    • Possíveis trabalhos a apresentar
      • Fresadora
      • EMM
      • Fisiolog
      • CTA Jr.
  • Debian Stretch (lançamento da nova versão do sistema)
    • Faremos uma install fest no dia 17 à tarde. Jan fica responsável por adicionar o evento na página oficial de eventos e convidar pessoas
  • Aprimoramento da participação do CTA no aspecto de ensino na Universidade à luz da discussão sobre contribuições do CTA para o IF e a Universidade como um todo e aprimoramento/expansão de nossas atividades.
    • Possibilidade: Hackatonas -- monitoria a disciplinas práticas (e.g., técnicas digitais, microprocessadores, instrumentação física, laboratórios avançados de física)
  • Proposta de hackatona na semana acadêmica e oficinas antes do inicío dessa
    • Micro-aerogerador
      • Software para simulações: caelinux.com
  • Relato sobre grupo de estudo em filosofia no CTA (Cristthian)
    • Tema: epistemologia
    • Será criado um fórum para discussão
  • Otimizar e potencializar nossa aprendizagem colaborativa: cine CTA, oficinas, dojos e hackatonas no espaço CTA;
    • Oficinas no CTA para os membros do CTA + comunidades;
    • Dia de consertar coisas (para troca de conhecimento)
    • Fazer chamada com propostas para o dia 15/06, junto à oficina de Jekyll (Renan R.S.)
    • Proposta: crowdfunding para replicação de projeto viável e de relevância: Cristthian selecionará projetos e listará em fórum
    • Alisson entrará em contato com a organização para obter informações sobre data exata, possibilidade de transporte e informar sobre eventos que já participamos
  • Reforma na Infraestrutura digital do CTA;
    • Novo sistema para gerenciamento de projetos
    • Oficina de Jekyll
      • Quem não tem acesso ao lief (IF) pode entrar em contato com Jan ou Pezzi para auxílio
      • Data: Quinta, 15 de junho, das 14h às 16h, (sim, é no feriado)