Impressora 3DCloner

Added by Rafael Lima over 5 years ago

Espeço dedicado ao uso da impressora 3DCloner ST (software para comunicação: Mattercontrol 1.6)

Este fórum servirá para documentar o uso da impressora 3D, tais como: instalação, configurações (tanto do hardware quanto do software), calibração e informações sobre a impressora e seus materiais.
A impressora 3DCloner encontra-se instalada e em uso (em faze de testes) no CTA Jr. (CAp-UFRGS, sala A218)

É importante salientar que esta NÃO É uma ferramenta livre (3DCloner ST).


Replies (27)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Marina de Freitas almost 5 years ago

Acredito ser de valor registrar neste fórum que no ano de 2016 um de nossos colaboradores registro numa wiki suas experiências com a 3D clonner.

Log da 3D Cloner 2016

Segue então a wiki com registros do uso da 3D Cloner em 2016: http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/wiki/Log_da_3DCloner

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima almost 5 years ago

Teste de peças com suporte da 3DCloner

Alguns meses atrás entrei em contato com o suporte técnico da 3DCloner onde me mandaram algumas peças para que eu pudesse testar na máquina.

Em anexo os arquivos .gcode contem as peças e todos os parâmetros para impressão. Estes foram enviados para que pudesse testar todos os graus de impressão da máquina (coordenadas i, j, k).

Os arquivos que contem "lento" e "rápido" foram usadas configurações para uma impressão lenta e rápida, respectivamente. Os parâmetros "lento e rápido" interferem fortemente na qualidade da impressão.

Segue abaixo os testes. (os arquivos .gcode, com todas as configurações usadas para impressão e peças, estão em anexo).

Arco

Cilindro (lento)

Cilindro (rápido)

Minhas conclusões

O motor de passo que move o bico na coordenada i (sistema dextrogiro) está atrasando o passo.
Acho válido trocar o motor da coordenada i pelo da coordenada j e refazer os testes. Se o problema persistir o problema deve estar no software.
Se for resolvido, provavelmente trocar o motor por um equivalente deve resolver o problema.

Foi sugerido pelo suporte levar a máquina até a sede aqui de Porto Alegre-RS. Acho válido levar a máquina até lá para termos um orçamento.

O problema continua sem solução.

« Previous 1 2 (26-27/27)