Impressora 3DCloner

Added by Rafael Lima over 5 years ago

Espeço dedicado ao uso da impressora 3DCloner ST (software para comunicação: Mattercontrol 1.6)

Este fórum servirá para documentar o uso da impressora 3D, tais como: instalação, configurações (tanto do hardware quanto do software), calibração e informações sobre a impressora e seus materiais.
A impressora 3DCloner encontra-se instalada e em uso (em faze de testes) no CTA Jr. (CAp-UFRGS, sala A218)

É importante salientar que esta NÃO É uma ferramenta livre (3DCloner ST).

Replies (27)

Informações importantes

A impressora 3D é uma máquina com um potencial de prototipagem extraordinário, porém, algumas informações são de suma importância para o seu pleno funcionamento. Sem tais informações suas peças podem sair com deformações, soltar durante a impressão e condenar toda a estrutura a ser confeccionada.

Sintetizei algumas informações básicas para que nossas peças saiam em bom estado da mesa de impressão. São elas:

• A impressora está equipada com uma mesa aquecida. Devemos ter muito cuidado com a temperatura que vamos setar na hora da impressão.
    • Os materiais aderem muito bem a superfície quando estão na temperatura certa. Se a temperatura estiver muito baixa, ele pode envergar durante a impressão. Se estiver muito alta, ele pode derreter e deslizar sobre a mesa;
  • Impressoras que usam transmissão de dados por FDM usam polímeros termoplásticos. Em sua maioria são comercializados com espessuras que variam de 1,75 à 3 mm, enrolados em bobinas. Os materiais mais conhecidos são o ABS, o PLA e o PETG (estão em ordem, do menos resistente ao mais resistente). Cada um tem suas vantagens, desvantagens e uma TEMPERATURA CERTA para confecção;
  • O PLA, material que a nossa impressora está equipada, atinge sua máxima aderência quando a mesa esta aquecida em 65ºC, acima disso pode derreter;
  • Para garantir que o material vai aderir com máxima eficiência a mesa é recomendado que SEMPRE a primeira camada seja pelo menos 50 microns mais grossa que as demais (primeira camada com 300 microns é o ideal);
  • É de EXTREMA IMPORTÂNCIA efetuar a calibragem da impressora periodicamente. Esta é umas das principais fontes de erro em impressões que dão errado;
  • Para dar o acabamento em peças pode se usar o vapor do acetato de etila, com cuidado. Tal vapor derrete os fios que ficam espostos, dando um melhor acabamento e prolongando a vida útil da tua peça;
  • Como agente externo, para garantir a aderência da peça na mesa de impressão, pode ser usado laque de cabelo em spray. Após aplicado na superfície limpa, pode ser utilizado no minimo 5 vezes;
    • Também se pode usar cola bastão, porém esta não é tão eficaz quanto a primeira opção. Além de não durar por mais de uma aplicação, gera muita sujeira e dificulta a limpeza da mesa;
  • A mesa pode ser limpa apenas com "água" (pano umedecido) e um pouco de sabão. O álcool ajuda a retirar os resíduos mais difíceis. TOME CUIDADO pois a mesa aquecida é ligada na energia elétrica.
    • Não há necessidade de limpar com "água" a mesa a cada impressão. Use um pano seco (ou guardanapo de papel) para retirar os resíduos superficiais;
  • O software usado para controlar a impressora, o Mettercontrol 1.6, aceita upload de formatos do tipo stl, amf, zip e gcode. Tu pode fazer tua peça em softwares como o FreeCAD ou Blender e exportar o desenho em um desses formatos.
  • Cuidado ao clicar no botão extrusão no software. Na maioria das vezes ele manda muito filamento para o bico e com muita rapidez, dessa forma quebra o filamento e será necessário trocar.
  • Não desligue a impressora sem antes fechar ou desconectar no software. O software perde comunicação com a impressora de maneira brusca e dificulta a conexão no próximo uso.

Referências

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima over 5 years ago

Calibrando a mesa da impressora

Calibrar a mesa não é nada complexo, porém necessita de bastante atenção e paciência. Se tu conseguir uma boa calibração, a peça com certeza sairá perfeita. Agora se a mesa estiver descalibrada, possivelmente o teu tempo e o material vão ser desperdiçados.

Para ter uma boa noção de como calibrar a mesa, recomendo que tu assista esse vídeo feito pela fabricante da máquina.

Agora que tu assistiu o vídeo, tenho algumas coisas pra mencionar. São elas:

• Neste vídeo o pessoal usa um software antigo para calibrar a mesa, um software que o suporte da empresa está deixando de usar.
    O software que usamos no laboratório é o MatterControl 1.6, que é pouca coisa mais complexo em questão de passos para calibração, mas o processo é o mesmo adotado no vídeo;
  • Na falta do calibrador (que possui 0,36mm) pode ser usado um cartão de visitas (que possui 0,34mm). Para uma calibração perfeita, o bico deve ficar com uma distância entre 0,34 à 0,36mm da mesa de impressão.

Tutorial de calibração (MatterControl 1.6):

• Com a impressora ligada, o bico e a mesa em temperatura ambiente e conectada ao software, procure a opção: "Settings and controls". Clique nela;
  • Procure a aba "Options". Clique nela;
  • Nessa árvore de suporte, procure a opção para calibrar e clique em configurar;
  • Irá abrir uma caixa de diálogo. Click em "next";
  • As informações da caixa de diálogo irão mudar. Dê "next" de novo;
  • Tu vais notar que a impressora vai começar a trabalhar. Espere ela fazer seus movimentos até chegar no ponto "F1";
  • Feito isso, clique no ícone "Z" correspondente ao movimento da mesa em direção ao bico (no meu caso Z-). Dê vários cliques até aparecer um aviso na tua tela. No aviso, clique em "close". Agora use o calibrador/cartão-vistas para achar o ponto de calibragem (exatamente igual ao que é feito no vídeo);
  • Repita o mesmo passo em todas as próximas vezes. No final, clique em "done" e a sua impressora estará calibrada e pronta pra uso!

Referências

• Informações obtidas por telefone junto ao suporte da empresa 3DCloner.

Trocando filamento

A troca de filamento e/ou substituição é algo muito simples. Deve-se apenas tomar cuidado para não quebrar o filamento enquanto retira do "gatilho". Normalmente o toco de filamento fica preso dentro do gatilho e pode ser difícil de tirar.

Para efetuar a substituição, siga os passos deste vídeo. É bem explicativo.

• Cuidados devem ser tomados:
  • Tome cuidado ao manusear ferramentas pontiagudas inadequadas para retirar pequenos pedaços de filamento do gatilho. Elas podem quebrar e ficar presas lá dentro também;
  • Cuidado ao retirar o pedaço de filamento para não derrubar dentro do cooler de resfriamento da peça;
  • CUIDADO PARA NÃO DEIXAR A FERRAMENTA CAIR NO COOLER. ELE QUEBRA.

Referência

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima over 5 years ago

Imprimindo a primeira peça complexa: setando configurações.

Nos últimos dias tenho dedicado todo o meu tempo no laboratório para aprender sobre o funcionamento da impressora 3D.
Após ter calibrado a máquina e ter feito alguns testes simples, tentarei imprimir a primeira peça complexa com ela.

O objetivo desta impressão mais complexa é testar afundo o funcionamento da máquina. Alguns problemas que nos acompanham a mais tempo no CTA Jr (em relação a impressão 3D) só aparecem em peças mais complexas e que necessitam de um tempo maior de impressão.

Defeitos antigos:

• Quebra do filamento;
  • Defeitos graves de impressão que comprometem a estrutura da peça;
  • Falta de aderência na mesa. A peça solta e fica deslizando.

Modificações que fiz:

• Alocação da máquina em outra mesa mais estável e com pouca inclinação.
  • Limpeza do ambiente de trabalho da máquina;
    • Tanto limpeza de resíduos e poeira da mesa quanto limpeza e organização do espaço físico da impressora.
  • Calibração da mesa;
  • Configuração da temperatura da mesa aquecida (antes 100°C agora 65°C);
  • Utilização do software MatterControl 1.6;
  • Configuração de novos padrões de velocidade, densidade e preenchimento da peça.

Logo abaixo estão imagens das configurações que deixei setadas antes da impressão:

As configurações que estão em cinza não foram mexidas. As configurações que não foram postas também não.

Posteriormente vou postar aqui os resultados da impressão com esses parâmetros.
Em anexo está as configurações que exportei do software. (tu pode baixar e importar no software)

config_1.png (63.7 kB)

config_2.png (65.6 kB)

config_3.png (50.4 kB)

config_4.png (64.1 kB)

config_5.png (64 kB)

config_6.png (61.6 kB)

configuração_3D_Cloner_ST.printer (9.3 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima over 5 years ago

Imprimindo a primeira peça complexa: relatos da impressão.

Aparentemente tudo está ok.
A peça ficou perfeita, com apenas alguns erros de espaçamentos (mm de diferença) mas que não comprometem a estrutura física da peça e esteticamente são quase imperceptíveis.

Notei que o uso de grades ao invés de linhas no preenchimento melhoraram muito a estrutura da peça. Dessa forma me parece que os filamentos não ficam soltando como antes. E também a peça ficou muito resistente, talvez para a próxima impressão possa baixar um pouco o percentual da densidade.

A peça aderiu bem na mesa e não soltou em nenhum momento. Foi usado um pouco de laque na superfície da mesa.

A peça levaria 14 horas pra ficar pronta nessas configurações, mas como só queria testar a máquina, imprimi apenas a metade da peça.

No geral a peça ficou perfeita. A única desvantagem é o tempo que levaria para imprimir a peça completa.

Abaixo segue as fotos da impressão e o esquemático de como é a peça original. Em anexo o arquivo .stl e também o editável em .fcstd.

esquematico.png (49.4 kB)

peça_1.png (157.7 kB)

peça_2.png (159.6 kB)

peça_3.png (155.9 kB)

peça_4.png (111.4 kB)

BASE_2_2.fcstd (117.8 kB)

BASE_2_2.fcstd1 (117.8 kB)

PECA_2.stl (101.6 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima over 5 years ago

Impressão de peça para projeto BRAMESIM: Desenho e configuração.

As peças a seguir foram desenhadas para a base do projeto BRAMESIM. Trata-se de suportes para rolamentos que ajudaram na redução do atrito entre a base e a tampa.

São peças pequenas e assim poderemos testar a precisão da máquina.

Configurações

As configurações foram mantidas as mesmas, com exceção da densidade. Foi modificada de 45% para 40%.

Os arquivos editáveis da peça seguem em anexo

Impressão de peça para projeto BRAMESIM: Relatos da impressão

• A impressão durou 38 minutos;
  • Os detalhes em forma de circulo saíram em forma de elipse;
  • Os detalhes pequenos saíram com pequenos defeitos e não precisos. Dessa forma não poderão ser utilizados;
  • As peças ficaram bem resistentes.

Imagens:

Para próxima impressão

• Diminuir a velocidade de impressão geral (um pouco);
  • Diminuir a velocidade de impressão de círculos (bastante).

imagem_1.png (185.5 kB)

imagem_2.png (405.4 kB)

imagem_3.png (211.7 kB)

RE: Impressão de peças para projeto BRAMESIM

Mesmo modificando as configurações de velocidade e baixando muito todas elas a peça ainda fica elíptica.

Novos testes devem ser feitos com uma melhor calibração da impressora. Por hora, pinos feitos sobre medidas saem defeituosos.

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima about 5 years ago

Calibração da impressora e correção de erros em peças circulares

Tendo visto os problemas com peças circulares, dediquei um tempo esta semana para calibrar a impressora.
Segui os passos de calibragem do tutorial acima. Porém, desta vez ao invés de usar um cartão de visitas, usei uma pedaço de metal com espessura aproximadamente igual a 0.4 milímetros. Dessa forma pude pressionar o bico da impressora contra o "calibrador" sem que ele se deformasse (como acontecia com o cartão de visitas). Acredito que dessa forma tenha conseguido deixar todos os lados da impressora com a mesma distância bico-mesa.

Diminuí a velocidade dos perímetros (speed of perimeters), tanto a velocidade dos perímetros internos quanto dos perímetros externos.

• inside perimeters = 15 mm/s;
  • outside perimeters = 15 mms or %.

Foi usado uma peça que vem como padrão no software de controle da impressora. Diminuí a escala de 1 para 0.5 e a copiei 4 vezes sob a mesa de impressão.

O resultado foi esse:

Mesmo com varias calibrações, e diminuindo bastante a velocidade de impressão dos perímetros, as peças ainda saem com imperfeições em algumas extremidades.
Dessa vez as peças não saíram elípticas, mas o perímetro de fora e de dentro dos círculos saíram imperfeitos.
Acredito que para peças grandes tal defeito não deva ser uma grande fonte de erro. Mas existe e ainda não foi solucionado.

impressão.png (227.2 kB)

impressão_2.png (353.7 kB)

Impressão de peça para projeto BRAMESIM

Segue abaixo a peça, e em anexo, o formato editável e .stl:

As configurações utilizadas nessa peças são as mesmas utilizadas nas peças anteriores, com exceção das seguintes:

• Densidade = 30 %;
  • Vel. do perímetro interno = 15 mm/s;
  • Vel. do perímetro externo = 15 mm/s.

No meio da impressão a impressora deslocou o centro de impressão e comprometeu toda a peça.
Não tenho uma explicação para tal fato. Uma fonte de erro pode ser o uso simultâneo do computador enquanto a peça é feita.
Estava usando o FreeCAD durante a impressão. Não sei se faz sentido mas é a única fonte de erro que percebi.

Está é a primeira vez que a impressora tem este tipo de erro depois da migração para o software MatterControl.

Imagem:

O Xadrez CTA

Estou fazendo um arquivo com várias peças iguais e métodos de impressão diferentes, com a finalidade de otimizar a qualidade das peças, tempo e materiais gastos durante as impressões.

Coloquei em anexo uma planilha temporária com informações sobre as peças, que será atualizada periodicamente. Quando terminar de imprimir todas as peças para um jogo de xadrez, o magnífico "Xadrez CTA", compilarei as fotos com legendas dos métodos de impressão, espessura das peças e volume do extruder. Dessa forma, a partir de um modelo básico, poderemos perceber claramente como que cada aspecto de configuração da impressão afeta o produto. Assim feito, as futuras peças atingirão um maior grau de qualidade e uma exatidão maior do que foi esperado por quem imprimiu.

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima about 5 years ago

Correia sincronizadora do plano xy arrebentada

Durante uma impressão notamos que a peça imprimiu bem até um certo ponto e depois ficou estragada. Quando fomos analisar as peças da impressora vimos que a correia sincronizada do lado esquerdo da impressora estava com muita folga. Posteriormente a correia arrebentou.

Abaixo está a correia supracitada:

Imagem real da correia em perspectiva

Desenho técnico do esquemático da correia

É uma correia sincronizadora do tipo T2.5 com 6mm de largura, um passo de 2.5mm e dentes do padrão trapezoidal.

Existem dois motores que movem o bico. Um que move o bico pelo eixo x e outra pelo eixo y (olhando de uma vista superior com a frente da impressora voltada para os valores negativos do eixo y). A correia que arrebentou foi a do eixo y.

Vista superior da impressora

Vista do lado esquerdo da impressora

Vista do lado direito da impressora

O motor que movimenta o bico no eixo y é ligado na correia sincronizadora. A correia é ligada a uma polia, que é ligada a um eixo que transfere o movimento para o outro extremo do suporte do bico, que é ligada a outra polia, que também é ligada a uma correia. Dessa forma movimenta o suporte-bico de forma sincronizada.
As correia são abertas, de forma que é preciso um suporte para ligar as duas. Tal suporte possui um ajuste para calibrar o quão apertada fica a correia nas polias.

Conversando com colegas e analisando o problema, concluímos que o problema de a impressora imprimir peças circulares como elípticas possa estar associado a isso.
É obvio que se uma correia estiver mais folgada que a outra o bico não se move em sincronia e dessa forma pode transformar peças pensadas para serem circulares em peças elípticas.
Isso também responderia ao fato de que a impressora imprime ligeiramente melhor na extremidade esquerda da mesa de impressão.

Estamos fazendo orçamentos para comprar a correia. A troca será feita por nós mesmos do CTA Jr.

Assim que os fornecedores tiverem concluído os orçamentos postaremos como resposta a este fórum os mesmos, assim como um tutorial de como realizar a troca da correia.

correia.png (195 kB)

esquematico.jpg (44.4 kB)

planoxy.png (358.7 kB)

ladoesquerdo.png (385.6 kB)

ladodireito.png (303.6 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima about 5 years ago

Orçamento da correia sincronizadora T2.5 PU aberta (1000mm x 6mm) (comprimento x largura)

Estou fazendo um orçamento com empresas da região de Porto Alegre. Até agora obtive os seguintes:

Empresa Contato Valor Observações
1 Tecmasul Informática LTDA (51)3373.5509 R$155,00 Valor correspondente a unidade exata para troca
2 KOHLER COMERCIAL - TIMKEN & CONTINENTAL (51)3337.9033 R$60,00 Peça refilada de uma correia fechada. Comprimento de 480mm. Não serve para nossa aplicação.
3 Belt Correias Especiais (51)3029.0611 R$20,00 Valor referente ao metro.
4 Alplan Comércio de Correias (51)3367.3397 R$ Aguardando resposta.
5 Bortoluzzi Correias (51)3343.8754 R$ Não possuem.
6 Corrmaq Correias (51)3466.4658 R$ Aguardando resposta.
7 Meta Correias Máquinas LTDA (51)3366.4202 R$ Aguardando resposta.

RE: Impressora 3DCloner - Added by Gabriel Beber about 5 years ago

Algumas imagens de como estavam diferentes as correias e as peças resultantes das impressões antes e depois do problema.

correia_boa.jpg - Correia boa (97.4 kB)

correia_ruim.jpg - Correia ruim (88.9 kB)

impressão_antiga_e_impressão_larga.jpg - Círculos antes e depois do problema com as correias (107.8 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima about 5 years ago

Como as outras empresas não responderam e temos urgência para troca da correia da impressora, fiz a encomenda com a empresa número 3.

Já foi encomendado a correia e o prazo para que a empresa tenha a pronta entrega é de 3 dias úteis.

Manutenção da impressora

Hoje a tarde entrei em contato com o pessoal do suporte técnico da 3DCloner e me foi passado as seguintes informações a respeito da manutenção:

• Deve ser feito uma limpeza da impressora (tanto externa quanto interna) para tirar poeira, resíduos e afins. Essa limpeza deve ser feita de forma periódica no período de 1 ou 2 meses;
  • Deve ser feito a limpeza e lubrificação dos eixos lineares no mesmo período da limpeza. Pode ser usado óleo de máquina para lubrificação;
  • A tensão das correias deve ser feito de modo que se coloque o dedo sobre a correia e deixe cair o peso da mão. Feito isso a correia deve tocar na sua parte inferior.
    A correia não deve ficar nem muito frouxa e nem muito apertada.

Haja visto que nunca foi feita uma limpeza e lubrificação desse tipo, talvez esse seja um dos fatores que faz as peças circulares saírem elípticas, pode ter ocasionado o defeito na correia e outros pequenos problemas de impressão.

Nas próximas semanas quero fazer a limpeza e lubrificação da impressora com o objetivo de resolver o problema das peças circulares. Feito isso, postarei os resultados obtidos aqui no fórum.

RE: Impressora 3DCloner - Added by Gabriel Beber about 5 years ago

Hoje (27/06/17) foi realizada uma manutenção preventiva para a impressora, com finalidade de limpeza, lubrificação, calibração e boa conservação em geral.

Após essa limpeza, estaremos imprimindo a peça Shell Bottom-2 do projeto Micro Aerogerador.

A impressão deve levar cerca de 8 horas e será concluída durante a noite. Como não haverá ninguém no laboratório nesse horário, usei o comando sudo shutdown -h 540 para desligar o computador automaticamente. Use o comando shutdown -c para cancelar o desligamento programado.

Shell_Bottom-2.stl - Arquivo Impresso (79.2 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima about 5 years ago

Manutenção: troca da correia sincronizadora

Para efetuar a troca foi utilizado as seguintes ferramentas e materiais:

• Chave allen (3mm);
  • Chave phillips;
  • Correia sincronizada em PU T2.5 de 900mm.

O primeiro passo é retirar todos os parafusos allen das laterais. Feito isso, devemos remover as laterais metálicas.

Em seguida, retire o regulador da correia. Solte os parafusos e retire a correia.
Observação importante: Facilitara a troca se fixar a correia nova na ponta da correia que está sendo removida (pode ser fixada com fita crepe ou isolante). Dessa forma é possível garantir que a correia nova entrará fácil na polia, sem a necessidade de remover a polia para introduzir a nova correia.

Se não for possível seguir a observação, retire o eixo ligado nas pólias com cuidado para facilitar a introdução da nova correia.

Com a correia nas polias, agora só falta colocar as pontas da correia no retentor (regulador de tensão).
Coloque no mesmo formato da foto abaixo.
É importante deixar o mais fixo possível para que depois seja feito apenas o ajuste fino.

A regulagem ideal se dá colocando o dedo em cima da correia e deixando cair o peso da mão até que ela encoste levemente na correia de baixo.

1.png (398 kB)

2.png (501.9 kB)

3.png (413.2 kB)

4.png (430.2 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Gabriel Beber about 5 years ago

Foi impressa mais uma parte do anemômetro. Destaco que a impressão foi realizada sem os filamentos de suporte e por isso saiu um pouco diferente da anterior.

A peça feita com suporte é mais demorada e usa mais material para ser fabricada. Deve-se ter cuidado ao retirar o material de suporte a fim de não danificar a peça principal. Uma parte da peça de suporte grudou na remoção.

Já por sua vez, a peça do anemômetro sem suporte ficou danificada em regiões que não havia material para se sobrepor. Destaco o topo e o caminho em forma de túnel, aonde várias layers se soltaram.

impressao_anemometro.jpeg - Foto1 (32.4 kB)

impressao_anemometro1.jpeg - Foto2 (28.4 kB)

impressao_anemometro2.jpeg - Foto3 (31.1 kB)

Gabriel beber,

Talvez seja melhor imprimir com suporte, porem com uma densidade bem menor.

Irá reduzir o gasto de material e também poderá facilitar a retirada do mesmo.

Manutenção: limpeza e lubrificação

Essa manutenção é bem simples. Os materiais utilizados foram os seguintes:

• Chave allen (3mm);
  • Óleo de máquina;
  • Flanela;
  • Esponja com um pouco de detergente;
  • Álcool isopropanol;
  • Pincel pequeno.

Com a impressora desligada, remova as chapas de alumínio da lateral para facilitar a limpeza.

Use o pincel para retirar a poeira e resquícios de PLA das parte da impressora. Limpe também os componentes eletrônicos.

Limpe os eixos lineares associados ao bico com uma flanela (pode estar umedecida com álcool). Mova o bico da impressora para os outros extremos dos eixos. Repita o procedimento.

Mova o bico de forma que fique no centro dos dois eixos lineares. Umedeça os dois extremos dos eixos com o óleo. Mova o bico manualmente de um lado para o outro varias vezes.
Feito isso, limpe o excesso e a sujeita que sair. Repita esse procedimento várias vezes.

Depois de limpar bem os eixos lineares, aplique uma fina camada de óleo.

Após lubrificar bem os eixos lineares, limpe com a esponja úmida de água e detergente (afim de retirar os resíduos de óleo) a área de impressão da máquina. Retire o excesso com um pano úmido.
Finalize a limpeza com um pouco de álcool.

Agora é só montar de novo as laterais da impressora e a manutenção está concluída.

Obs.1: Tome cuidado com a água nos contatos elétricos e componentes eletrônicos.

Obs.2: É importante calibrar a mesa de impressão após esse processo de limpeza.

Obs.3: A lubrificação deve ser feita mês a mês.

Impressão de peça para projeto BRAMESIM

Após lubrificação dos eixos lineares da impressora, estou imprimindo a seguinte peça:

É uma peça necessária para o projeto que servirá de teste para verificarmos se a fonte de erro da impressora era a falta de lubrificação.
Infelizmente as configurações foram alteradas por outra pessoa e acabei não percebendo. Foi reduzida a velocidade de impressão dos perímetros (anteriormente no fórum havia sido afirmado que baixas velocidades contribuem para confecção de furos elípticos).

Segue imagens das configurações adotadas:

Assim que pronta, postarei relatos da peça e conclusões a respeito das modificações feitas.

1.png (66.4 kB)

2.png (67.5 kB)

3.png (51.8 kB)

3d.png (27.8 kB)

4.png (64.9 kB)

5.png (66 kB)

6.png (68.3 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Gabriel Beber almost 5 years ago

Impressão das últimas peças do anemômetro

Foram impressas as últimas duas peças do anemômetro com a configuração sugerida nesse fórum e com opção de material auxiliar. Esse material foi posteriormente retirado com um canivete, lixado com uma lixa de folha e desgastado com uma.

Manutenção

Houve um problema com a largura das correias. Por serem novas, acreditamos que após suas primeiras impressões houve um alargamento natural. Abri a impressora, e, junto com meu colega e amigo Rafael Lima, apertamos o mecanismo regulatório, cortamos o excesso e tiramos uma abraçadeira que estava trancando o eixo de impressão em determinados pontos. Fizemos a limpeza nos componentes. Após isso, a impressora foi montada novamente e ligada.

Usei o círculo de calibração para avaliar se há a necessidade de calibrar a impressora. Nota-se que, após essas mudanças, ajustes são realmente necessários.

Shell_Bottom.stl - Shell Bottom (163.5 kB)

Mounting_Adapter.stl - Mounting Adapter (70.1 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Lima almost 5 years ago

Impressão da peça para projeto BRAMESIM: Relatos

Os erros nas partes circulares permaneceram os mesmos. Saíram como elipses. Porém, pelo que se pode notar na imagem abaixo, houve uma melhora.

Minha conclusão é de que a lubrificação melhorou bastante a impressão, mas o problema com as peças circulares permanece.

teste.png (156.4 kB)

RE: Impressora 3DCloner - Added by Rafael Pezzi almost 5 years ago

Oi Rafael,
há de existir uma configuração que relaciona a distância percorrida pelo cabeçote de impressão com o passo no stepper motor. Se os eixos estão correndo bem, isto é, tendo certeza que o problema não é lubrificação, talvez seja o local para ajustar.

Pezzi

1 2 Next » (1-25/27)