O antigo e o tecnológico: a Arqueologia Virtual e a identidade iconográfica de uma divindade grega

Added by Vander Gabriel Camargo 4 months ago

Los Principios de Sevilla (2011) são dotados de grande importância já em seu berço disciplinar já que evidenciam recomendações de um campo científico recente, a Arqueologia Virtual. Tal campo mostra-se cada vez mais presente em diversas esferas das universidades e laboratórios, mas, sobretudo, tal campo visualiza-se além de tais espaços, propondo-se a ser um campo científico que nitidamente foca na democratização dos saberes ligados aos estudos de cultura material auxiliando estes em novas perspectivas.
O presente projeto propõe-se a utilizar a Arqueologia Virtual nos estudos cerâmicos atuais dos vasos áticos de fabricação ateniense (Grécia, sécs. VI - IV a.C.) através da união de dois recortes de pesquisas realizadas por discentes do Departamento de História da UFRGS: o primeiro, parte do projeto "Iconologia: ciência da cultura guiada por imagens", que trata da iconologia do deus Posídon na Grécia antiga, por meio da análise da literatura e da iconografia dos vasos áticos; e o segundo, oriundo do trabalho "Juntando os cacos: o uso da Arqueologia Virtual na reconstituição cerâmica" (guarani e taquara, resgatadas pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica da UFRGS). Buscando a observação da identidade do deus na representação iconográfica a partir de um artefato específico da cultura material, o vaso Getty 86.AE.113, realiza-se as três etapas de descrição e leitura do objeto, metodologia desenvolvida por Erwin Panofsky. Posteriormente, por meio do software Blender de modelagem 3D, objetiva-se criar representações mais acessíveis (portanto, mais democráticas) do objeto de cultura material ateniense já mencionado, bem como disponibilizar, seguindo as recomendações dos Principios de Sevilla, a reconstrução do objeto no site Sketchfab, utilizado para este propósito em diversos museus do mundo. A finalidade central é contribuir, assim, para uma maior possibilidade de didatização de saberes ainda elitizados e restritos a reservas técnicas do eixo Europa-Estados Unidos, permitindo o uso das reproduções de objetos de cultura material de diferentes sociedades nas salas de aula e os múltiplos modos de analisá-las com os alunos: quanto ao uso (fins rituais ou não); matéria-prima, técnicas e meio de produção; e significados das cenas representadas.

Participantes: Vander Gabriel Camargo, João Vinícius Chiesa Back e Bruno Zanette.


Replies (4)

RE: O antigo e o tecnológico: a Arqueologia Virtual e a identidade iconográfica de uma divindade grega - Added by Bruno Zanette 4 months ago

ATA

  1. imprimir um pequeno prototipo de um vaso com .sql do João.
  2. Usaremos a tecnica de fazer o desenho afundado.
  3. Podemos usar dos conhecimentos das pessoas (Danielli , Marina) do CTA em educação para melhorar a oficina.
  • Daqui a um mês:
    • Vander vai ter a oficina pronta e documentada.
    • Bruno vai ter aprendido a colocar a imagem no vaso.
    • O tipo de encaixe vai estar definido.
    • Estaremos prontos para fazer o protótipo 0.1 (com uma imagem qualquer e algumas peças encaixáveis).

RE: O antigo e o tecnológico: a Arqueologia Virtual e a identidade iconográfica de uma divindade grega - Added by Bruno Zanette 19 days ago

ATA

  1. Bruno Apresentou o desenvolvimento de sua parte
    1. Cortou a figura dos deuses
    2. Fez arquivo vetor dos deuses
  2. Foi decidido que usaremos adesivo para as pinturas do vaso
    1. Testaremos os adesivos, com as folhas adesivas que tem no CTAs
  3. Compraremos tinta sprey da cor do vaso, para ele ficar pintado legal
  4. Colocamos em escala o .stl do vaso
  5. Vander terminou o "planejamento da oficina":Planejamento Oficinas Vasos.pdf
  • Bruno vai continuar tentado cortar um corpo no blender
  • Vander vai atrás de bibliografias do vaso, para enriquecer a oficina

RE: O antigo e o tecnológico: a Arqueologia Virtual e a identidade iconográfica de uma divindade grega - Added by Bruno Zanette 19 days ago

Documentação do trabalho do vaso

Ela está sendo feita na tarefa da suporte #683

(1-4/4)