Added by Vander Gabriel Camargo 4 months ago

Los Principios de Sevilla (2011) são dotados de grande importância já em seu berço disciplinar já que evidenciam recomendações de um campo científico recente, a Arqueologia Virtual. Tal campo mostra-se cada vez mais presente em diversas esferas das universidades e laboratórios, mas, sobretudo, tal campo visualiza-se além de tais espaços, propondo-se a ser um campo científico que nitidamente foca na democratização dos saberes ligados aos estudos de cultura material auxiliando estes em novas perspectivas.
O presente projeto propõe-se a utilizar a Arqueologia Virtual nos estudos cerâmicos atuais dos vasos áticos de fabricação ateniense (Grécia, sécs. VI - IV a.C.) através da união de dois recortes de pesquisas realizadas por discentes do Departamento de História da UFRGS: o primeiro, parte do projeto "Iconologia: ciência da cultura guiada por imagens", que trata da iconologia do deus Posídon na Grécia antiga, por meio da análise da literatura e da iconografia dos vasos áticos; e o segundo, oriundo do trabalho "Juntando os cacos: o uso da Arqueologia Virtual na reconstituição cerâmica" (guarani e taquara, resgatadas pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica da UFRGS). Buscando a observação da identidade do deus na representação iconográfica a partir de um artefato específico da cultura material, o vaso Getty 86.AE.113, realiza-se as três etapas de descrição e leitura do objeto, metodologia desenvolvida por Erwin Panofsky. Posteriormente, por meio do software Blender de modelagem 3D, objetiva-se criar representações mais acessíveis (portanto, mais democráticas) do objeto de cultura material ateniense já mencionado, bem como disponibilizar, seguindo as recomendações dos Principios de Sevilla, a reconstrução do objeto no site Sketchfab, utilizado para este propósito em diversos museus do mundo. A finalidade central é contribuir, assim, para uma maior possibilidade de didatização de saberes ainda elitizados e restritos a reservas técnicas do eixo Europa-Estados Unidos, permitindo o uso das reproduções de objetos de cultura material de diferentes sociedades nas salas de aula e os múltiplos modos de analisá-las com os alunos: quanto ao uso (fins rituais ou não); matéria-prima, técnicas e meio de produção; e significados das cenas representadas.

Participantes: Vander Gabriel Camargo, João Vinícius Chiesa Back e Bruno Zanette.

RE: O antigo e o tecnológico: a Arqueologia Virtual e a identidade iconográfica de uma divindade grega - Added by Bruno Zanette 4 months ago

ATA

1. imprimir um pequeno prototipo de um vaso com .sql do João.
  2. Usaremos a tecnica de fazer o desenho afundado.
  3. Podemos usar dos conhecimentos das pessoas (Danielli , Marina) do CTA em educação para melhorar a oficina.
  • Daqui a um mês:
    • Vander vai ter a oficina pronta e documentada.
    • Bruno vai ter aprendido a colocar a imagem no vaso.
    • O tipo de encaixe vai estar definido.
    • Estaremos prontos para fazer o protótipo 0.1 (com uma imagem qualquer e algumas peças encaixáveis).

RE: O antigo e o tecnológico: a Arqueologia Virtual e a identidade iconográfica de uma divindade grega - Added by Bruno Zanette 19 days ago

ATA

1. Bruno Apresentou o desenvolvimento de sua parte
    1. Cortou a figura dos deuses