Testes do módulo ESP8266

Added by Leonardo Sehn over 5 years ago

Estamos realizando testes para o módulo ESP8266, potencial novo módulo para comunicação wifi das estações. As atualizações nessa etapa de testes podem ser conferidas acompanhando a tarefa #281. O desenvolvimento dos últimos testes para estabilidade da comunicação wifi estão também descritos abaixo.

Ao longo do dia 19 de Agosto foi desenvolvida uma configuração teste para a estabilidade da comunicação wifi do ESP8266. Ao longo do final de semana, dias 20 e 21, e do começo da semana, dia 22 a 24, foram feitos testes com esta estrutura.

Nesta configuração, o Arduino faz a medidas de temperatura e envia, mediante requisição, estes dados por comunicação serial para o ESP com o firmware Medidor_LM35.ino.

Já o ESP realiza a conexão com a rede, gera um servidor Web para o qual enviará via wifi os dados recebidos do Arduino, e envia uma requisição da medida de temperatura para o Arduino toda vez que esse servido for acessado. Isso é feito com o firmware mDNS_Web_Server_comando_leitura.ino.

Por fim, para fazer sistemáticos acessos ao servidor gerado pelo ESP, que servirão como requisições sistemáticas de dados repassadas ao Arduino, é executado um script bash que roda um loop infinito com esta requisições, além de registrar as informações no servidor e a data em um arquivo .dat. Esse script pode ser conferido no arquivo req.sh.

Foram realizados testes de comunicação com monitoramento pelos períodos de aproximadamente 31 horas e 40 horas, sem apresentar defeitos. A primeira requisição costuma apresentar problemas e as subsequentes não mais. Ao retirar o módulo da alimentação e ligá-lo novamente, o mesmo volta a funcionar e enviar dados normalmente. Os dados destes monitoramento podem ser conferidos nos arquivos dadosteste_2008_2108.dat e dadosteste_2208_2408.dat.

Portanto, o módulo foi considerado estável para comunicação wifi. Esta etapa da relização da tarefa apresenta intersecção com a subtarefa #197.

Medidor_LM35_comando.ino - Programa para medições de temperatura e envio, mediante requisição, destes dados pela serial. (690 Bytes)

mDNS_Web_Server_comando_leitura.ino - Programa para gerar servidor Web, para envio dos dados via wifi e para realização de requisições de dados para o Arduino. (4 kB)

req.sh - Script para requisições sistemáticas para o servidor e para armazenamento de dados e horário das aquisições. (214 Bytes)

dadosteste_2008_2108.dat - Medições realizadas no final de semana, dias 20/8 e 21/8, pelo período de aproximadamente 30 horas. (2.2 MB)

dadosteste_2208_2408.dat - Medições realizadas nos dia 22/8 a 24/8, pelo período de aproximadamente 40 horas. (3.3 MB)