Plataforma Terra Brasilis e PostGIS

Added by Cristthian Marafigo Arpino over 2 years ago

Terra Brasilis

Terra Brasilis é um plataforma livre desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em especial pelas divisões de Observação da Terra (OBT) e Divisão de Processamento de Imagens (DPI) para organização, acesso e uso através de um portal web dos dados geográficos produzidos pelos seus programas de monitoramento ambiental. Em um primeiro momento visa atender principalmente ao Programa Amazônia, mas o conceito e os pacotes de software produzidos podem ser adaptados e customizados para atender a outros projetos que produzam dados geográficos e que pretendem que esses possam ser acessados no ambiente da internet.

Veja o mapa de desflorestamento da Amazônia legal no Terra Brasilis em http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/app/map/deforestation?hl=pt-br

A proposta desta publicação no fórum é deixar a sugestão de incorporar esta plataforma no projeto, ela já é bem robusta e pode incluir todas as camadas do Open Street Map e Google earth em uma mesma visualização. Podemos adotar esta aplicação web, instalar em nosso proprio servidor, usa-la alterar o CSS e javascript para ficar com um layout mais coerente ao projeto, ou podemos decidir usar como esta. Vale salientar que ela possui aplicações que basicamente suprem todas as necessidades do projeto, mas quem sabe no uso não começamos a desenvolver colaborativamente este incrível projeto?

Confira a documentação e lista de serviços prestados pelo projeto Terra Brasilis em http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/servicos-disponiveis/

Eu conheci o projeto quando fiz meu mini estágio de inverno no INPE, e lá conheci o principal desenvolvedor o André Carvalho, ele me informou que o Terra Brasilis utiliza arquitetura de micro serviço em Docker, possubilitando uma automatização da manutenção do servidor e maior organização e resiliencia da plataforma. Além disso uitiliza PostGIS como formato padrão para envio dos dados em pacotes, este formato vem sendo usado em todas as estações metereológicas do INPE e em todas as novas do INMET, então seria legal também usarmos, nao é? Assim poderiamos criar com eles uma grande plataforma que reuna os dados do nosso projeto com os deles.

PostGIS

"PostGIS is a spatial database extender for PostgreSQL object-relational database. It adds support for geographic objects allowing location queries to be run in SQL. In addition to basic location awareness, PostGIS offers many features rarely found in other competing spatial databases such as Oracle Locator/Spatial and SQL Server. Refer to PostGIS Feature List for more details." Veja o texto em português deixando o mouse parado "AQUI"