Organização para hackatona do relógio IF/CTA

Added by Renan Ritter Soares almost 4 years ago

Olá pessoal, crio esse fórum para organizar ideias de como proceder com o projeto de criar um relógio para o anfiteatro do IF, que foi discutido via lista de e-mail.

Contextualizando:

Na discussão da lista de e-mail foi proposto fazermos uma hackatona aberta para todos interessados e para termos um toró de ideias e primeiros protótipos e dai seria formado um time para continuar o projeto. Foi proposto fazer isso entre as férias e o início do semestre 2018/1.

Penso que esse fórum seja para os interessados deixem suas ideias registradas e colaborem para que seja feita essa hackatona de inicio de ano para desenvolver o relógio para o IF.

Abaixo as ideias já propostas na lista de e-mail:

Organização:

O que acham de marcar uma reunião?
Quando achariam ser o melhor momento para isso? após determinar isso podemos fazer um dudle!
Deixem suas respostas e também ideias, assim conseguiremos tornar isso realidade =D


Replies (12)

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Marina de Freitas almost 4 years ago

Pensei que o desenvolvimento na hackatona poderia ser separado em vários grupos, que desenvolveriam suas próprias versões do relógio simultaneamente.
O interessante de usarmos dispositivos conectados a internet é que podemos fazer coisinhas divertidas como:
  • Um jogo (as pessoas podem jogar uma jogo pelo celular e fazer alguma coisa aparecer no relógio);
  • Dados da EMM Ora pro nobis, e outras.
  • Notícias do portal do IF, ou do CTA.

Me disponho a participar da hackatona, e auxiliar levemente na sua organização.

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Rafael Pezzi almost 4 years ago

Oi Gente,

Tenho uma sugestão de etapas para a Hackatona:

  1. Pré-hackatona:
    • busca de patrocínio: apresentar o projeto em linhas gerais e qual será a contrapartida ao patrocinador (nome e logo no site do projeto, ou também no próprio relógio?);
    • definição de datas;
    • inscrições;
  2. Hackatona - Parte 1;
    • Abertura;
      • Apresentação do projeto, da estrutura da hackatona e da metodologia de documentação;
    • Definição das especificações do relógio;
      • O que o relógio deve fazer (não como ele faz);
      • Esboço das dimensões;
    • Projeto mecânico;
    • Projeto eletrônico;
      • Aqui se define como o projeto atinge as especificações - por exemplo: o relógio se ajusta automaticamente por GPS, por NTP (Network Time Protocol), ou ele é um relógio atômico leva anos para desajustar?
    • Desenvolvimento do firmware;
  3. Hackatona - Parte 2;
    • Prototipagem;
    • Construção;
  4. Pós hackatona;
    • Divulgação;
    • Agradecimento ao patrocinador.

Nesta proposta a hackatona deve ocorrer em ao menos duas etapas com um certo intervalo entre eles, pois a prototipagem e construção devem ocorrer depois das peças, que serão definidas e compradas durante a parte 1, chegarem no IF. As compras devem ser feitas conforme o projeto mecânico e eletrônico ficarem prontos.

Está em aberto a metodologia da hackatona, por exemplo como serão separados os grupos de trabalho. O cronograma deve prever momentos para cada grupo apresentar seu trabalho para os demais.

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Renan Ritter Soares almost 4 years ago

Reunião para organização do evento

Dudle: https://dudle.inf.tu-dresden.de/reuniao_hackatona3/

Local: CTA, sala L110;
Gestor: Renan R. Soares

Pauta

1- O projeto;
  • Predeterminar o que o relógio fará;
    • Qual seu tamanho;
    • Quais funções gostaríamos que ele tivesse;
      • Toró de ideias;
      • Filtro das ideias;

2- Página do projeto;

3- Situação econômica;
  • Quanto vamos precisar;
    • Fazer uma tabela de gastos
  • Busca por patrocínio;
4- O evento;
  • Marketing;
  • Local e Data;
    • Mais de um dia?
  • Abertura;
  • Número de membros do CTA presentes;
  • Número de participantes;
  • Vai rolar um rango?
    • Apresentação do projeto (mecânico, eletrônico,...);
  • Metodologia para gerir o evento;
    • Fazer mais de uma equipe para desenvolver mais de um protótipo?
  • O que esperamos no fim do evento;
    • O produto pronto ou um protótipo?
  • Finalização;

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Marina de Freitas almost 4 years ago

1- O projeto
  • Pensar em um nome irado para o relógio;
  • O que o relógio fará:
    • Mostrar as horas e minutos;
    • Temperatura interna do auditório do prédio O;
    • Mostrar o logo do CTA e do IF;
    • Data;
    • Ajuste automático de hora e data;
  • Como vamos fazer:
    • Utilizar nodeMCU como microprocessador, ele deverá atualizar a hora e data com a internet;
    • Utilizar matriz de led (em principio utilizar oito) para mostrar hora, data e informações, em colunas(uma para cada número, cada coluna com duas matrizes de led) como na foto abaixo;
    • Ajuste automático via internet e com RTC;
    • Medir temperatura com LM35;
    • Estrutura de acrílico, será projetada na hackatona e fabricada nos dias seguintes;
      • Buscar pela ufrgs infraestrutura para corte a laser;(Arquitetura e urbanismo)
    • Logo do IF e CTA usinado no acrílico com luz por tras;
    • Preenchimento das colunas com linhas de led que sobem de baixo pra cima. Cada linha representa uma hora, na coluna de horas, e 5 minutos na coluna dos minutos;
    • Dimensões:
      • A matriz de led (com todos segmentos) terá 11,4 x 22,8 cm;
      • 25x25 é uma idéia inicial para as dimensões totais do relógio;
    • Não esta definido ainda como e onde será exibido data e temperatura;
  • Página do projeto;
    • A página principal do projeto será a página do evento. Toda documentação do projeto será feita em tarefas;
    • Após concluido pensar em fazer uma página de referencia, um projeto com documentação impecavel com uma bela apresentação;
  • Situalção econômica:
    • Fazer a tabela de gastos com os dados definidos acima;
    • Reunião com orientadores para buscar patrocínio;
  • O evento
    • Dias 10, 13 e 17 é uma ideia forte que será levada aos colegas e orientador para debate;
    • Página do evento com imagens de divulgação;

A reunião seguirá em outro encontro;

sssssss.jpeg (44.6 kB)

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Renan Ritter Soares almost 4 years ago

Reunião de organização da Hackatona

Data: 22 de Fevereiro de 2018
Presentes: Renan, Marina, Pezzi

Conclusões:

  • Datas:
    • Inscrições: De 02/03 até 09/03;
    • Notificação aos inscritos: 12/03
      • Avaliação / pré-seleção dos participantes serão realizadas ao longo do prazo de inscrições para não acumular no final de semana;
    • Evento:
      • Etapa I: Inicia dia 17/03 as 09:00 com JAM e a hackatona vai das 10:00 até as 10:00 do dia 18/03;
      • Etapa II: Inicia dia 07/04 as 10:00 até ás 10:00 do dia 08/04;
      • Número máximo de participantes: 20; ~ 5 membros do CTA + 15 externos;
  • Rango:
    • Panelão de arroz com legumes;
    • Atacadão salgadinhos e doces diversos para pequenos lanches disponíveis ao longo de todo o evento;
    • Contato RedBull para apoio (Marina);
  • Projeto:
    • Criar projeto no site do CTA com página wiki orientada à documentação;
    • Definir grupos de trabalho da hackatona
      • Proposta inicial: 1. Design e estrutura externa; 2. eletrônica; 3. programação.
    • Não será definido qual modelo do projeto será feito, aceitaremos sugestões a partir de dois modelos sugeridos inicialmente (Matriz de led e bananap pi + monitor);
  • Inscrições:
    • Formulário com questões para avaliar a experiência dos participantes. Serão selecionados participantes com experiência;
    • Questão para indicar quais grupos de trabalho o participante fica mais confortável em atuar;
    • Opção para receber certificado de participação - criar ação de extensão;

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Renan Ritter Soares over 3 years ago

Pauta para reunião de organização da primeira etapa

Pauta

1- Cronograma de Atividades

2- Logística (Alimentação, conforto e agito)

3- Cobertura jornalística e divulgação (campanha #inovaçãoUFRGS)

4- Recepção dos participantes

5- Preparação do CTA para hackatona

6- Gestores de área, a pessoa responsavel pelo grupo trabalhando em determinada área (documentação, trabalho em grupo...)

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Renan Ritter Soares over 3 years ago

Pauta refinada

1- Cronograma de Atividades

2- Logística (Alimentação, conforto e agito)

3- Cobertura jornalística e divulgação (campanha #inovaçãoUFRGS)

4- Recepção dos participantes

5- Preparação do CTA para hackatona

6- Gestores de área, a pessoa responsável pelo grupo trabalhando em determinada área (documentação, trabalho em grupo...)

ATA

1- Cronograma de Atividades

10h | Acolhimento: boas-vindas, motivação e antecedentes
11h | Preparação coletiva do almoço
13h | Definir as frentes de ação
14h | Atividades de nivelamento: Dicas de gerenciamento de projetos, documentação, ferramentas de desenvolvimento e fabricação
20h | Janta e primeira rodada de apresentação dos resultados parciais
8h | Café da manhã
9h | Roda de conversa, apresentação de resultados parciais e finalização da Etapa I

  • Pessoa responsável pelo tempo e andamento do evento. (Renan)
2- Logística
  • Precisamos:
    • Botijão de gás (Rafael)
    • Bombona de água (Daniel)
    • Feira (Daniel e Leonardo)
    • Sacos de dormir (Marina e Leonardo)
    • Almofadas (Rafael)
3- Cobertura jornalistica
  • Daniel Mega fará fotos, filmagens e relatórios.
    • Criar notícia para a campanha #inovaçãoUFRGS
4- Abertura e acolhimento
  • Alguns slides (quem é o CTA e o que fazemos aqui?)
  • Apresentação da Hackatona!
    • Como vai funcionar: Explicar o lance dos slides.
    • Nosso histórico de hackatonas e o que queremos com elas.
      • Processo de criação/organização da III Hackatona CTA.
    • Objetivo: Relógio com ajuste automático para ficar no anfiteatro do if, e documentado como um produto livre. ** Metodologia: Criar slides para cada uma das etapas de como vai funcionar a etapa, para que elas entendam o que vamos fazer. Antes e durante cada etapa passar o slide relacionado a ela. (um slide que fica aparecendo durante a etapa)

5- Organização do espaço * Arrumar o espaço (Renan)

6- Diversidade de frentes de ação
  • Seleção de frentes estilo desconferência usando post-it

primeira etapa: Jogar ideias no quadro. "O que precisamos para fazer este relógio?"
segunda etapa: Agrupar as ideias por frentes.
terceira etapa: Dar nome para as frentes.
quarta etapa: Separar espaços físicos para cada frente.(Canto da prototipagem, canto da programação, ... )

  • Orientação para o gestor de área (Ciclos com 3 etapas)
    • Etapa 1: Planejamento - Escrever o que será feito e estimar o tempo de execução.
    • Etapa 2: Execução com atenção para os registros. (Salvar os links visualizados, arquivos feitos, ... )
    • Etapa 3: Relatório - Revisão das atividades.

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Renan Ritter Soares over 3 years ago

Pauta:

  • Compras para II parte
    • Dois orçamentos pra hoje!
    • Compras feitas até segunda.
  • Divulgação da primeira parte: notícia CTA e campanha #inovação UFRGS
    • Texto de divulgação terá junto um chamado para a próxima etapa (Daniel)
    • Publicação da primeira parte, uma notícia.
  • Nova data: 21 e 22 de abril.
  • Inscrições para segunda parte? Nova divulgação? Como fazer o gancho da primeira para a segunda parte?
    • Segunda parte com novas inscrições, e-mail para os já inscritos notificando;
  • Balanço geral da primeira parte. O que aprendemos com essa hackatona?
    • Falhamos em divulgação, é preciso mais esforços para que a notícia chegue em mais pessoas;
      • É preciso fazer com maior antecedência e divulgar em vários canais;
    • Faltou uma equipe bem engajada durante a organização do evento. As tarefas ficaram muito centralizadas no organizador;
    • Necessidade de ter um espaço de descanso melhor preparado;

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Renan Ritter Soares over 3 years ago

Pauta:

  • Balanço geral segunda etapa;
  • Próxima etapa;
    • Data do evento:
    • Data de inscrição:
  • Divulgação, notícia da segunda etapa e divulgação da terceira;

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Marina de Freitas over 3 years ago

  • Tarefas concluídas
    • Concluímos o desenho do circuito do display (esquemático e placa)
    • Esquemático da placa de controle (90%)
    • Programa, firmware de controle pronto
    • Esquemático do sensor de temperatura
    • Fracasso total com a usinagem do logo (dificuldades com a geração de gcode com inkscape e flatcam)
      • Será feito corte a laser por uma empresa terceirizada **
    • Fracasso na massa (almoço)

Comentários gerais:

  • Depois de 4h da manhã o desempenho cai muito
  • Período de maior desempenho: 16h-19h, depois da janta ficou disperso e as 23h as 4h
  • Ressalvas quanto ao processo de criação coletiva durante a hackatona v.s.decisões tomadas pré-hackatona
  • Trazer objetivos mais bem definidos e claros para hackatona
  • Problemas de alinhar o desenvolvimento de grupos de trabalho diferentes, programação v.s. eletrônica
  • Faltou definir bem os objetivos de cada grupo
    • Criar um workflow de definir objetivos para distribuir para os grupos, para ajuda-los a definir os objetivos mais específicos de cada grupo.
  • Distribuição de tarefas entre os diferentes níveis de conhecimento, e os desafios de saber medir as capacidades, e de aceitarmos que as vezes a tarefa será um desafio mesmo.
  • Formulário de inscrição: pode ser mais dinâmica, mais fácil e simples, mais motivacional,
    • Fazer um item para quem já se inscreveu não ter que repetir os itens
  • Refletir sobre a terceirização de responsabilidades, como, por exemplo, tarefas que envolvam fogo, comida, ou cuidado de menores.
  • Próxima etapa;
  • Data do evento: 26 e 27 de Maio de 2018
  • Data de inscrição: abre dia 7
  • Divulgação da terceira etapa;
    • Marina
    • Reciclar das anteriores
    • lista de email, inovação ufrgs, spin e site do if, grupos de divulgação do CEENF, grupos do telegram, (Marina)
    • Cartazes, lista de graduação da inf (Juarez)

RE: Organização para hackatona do relógio IF/CTA - Added by Marina de Freitas over 3 years ago

Organização Geral: Renan Ritter

Inscrições, Divulgação, Material Visual

  • lançar dia 18, com ou sem cartaz
    • Form pelo sandstorm: Marina
      • renan manda as perguntas apra marina
    • Abrir as inscrições da parte 3
    • Divulgação, notícia + relato de 2 --> Renan
      • Spin mandar no finde para ser enviado na segunda
      • Lista e email de eventos da física
      • lista adm cta
      • grupos da enfi
        • whats (renan), telegram e fb (marina)
      • grupos da inf (alisson)
      • grupo do cta telegram
      • Fazer toda esta comunicação até 20/21
      • Recutucar na quarta dia 24
    • Cartaz --> Juarez??

Alimentação

O que já temos:
  • 1kg de massa vegana
  • 1kg de massa com ovos
  • 1 pacote de café
  • 1 pacote de erva
  • gás
  • 1 Dois pacotes de milho de pipoca
  • 1 pacote de bolacha água-e-sal
  • Temperos e sal
O que precisamos
  • 500g de proteína de soja
  • 1kg de massa
  • 10 pacotes pequenos de molho de tomate
  • 1 cacho de banana
  • Bebidas energéticas
  • Cebola e alho
  • Bergamota
  • Balas
  • Paçoca
  • Mistura de bolo da caca
  • 5 pacotes de Bolachas doce (tem waffer que é vegano)

Renan vai comprar tudo, exceto a soja (Alisson) e as bergamotas (que precisão ser buscadas de carro na casa do Alisson)

Outros

Programação
Repensar a organização. Levar para a reunião geral do CTA.

Estadia
Trazer de volta os sacos de dormir (Marina).

Seria meu sonho uma fogueira?

(1-12/12)