Evolução dos fóruns do CTA

Added by Rafael Pezzi about 5 years ago

No Encontro de 28 de Agosto de 2015 foi deliberado sobre o aprimoramento dos fóruns do CTA e seu uso. Achei adequado ir direto ao fórum atual para isto.

Vejo duas frentes de ação, a primeira conceitual e a segunda técnica para avançarmos no uso dos fóruns:

1) (conceitual) Elaborar uma estrutura de fóruns proposto para cada projeto seguida de orientações para seu uso no Manual do CTA
  • Sugiro cada um de nós escolher um caso de fórum externo e fazer um pequeno relato de como está organizado como uma resposta neste tópico. Dê preferência a casos que tenham viés científico, tecnológico e educacional.
2) (técnica) Avaliar a possibilidade de uso de outra plataforma de fóruns que não seja a atualmente utilizada pelo Chiliproject
  • Pesquisa das plataformas que podem ser instaladas no servidor do CTA para abrigar os fóruns. Dica: https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Internet_forum_software
  • Julgar a viabilidade técnica de sua implementação no servidor do CTA;
  • Listar as funcionalidades desejadas (avatar, pontuação, bandeiras) presente nas plataformas de preferência;
  • Verificar viabilidade de utilizar mesmo login do servidor do CTA (melhor ainda, sign-on unificado)

Depois desta primeira fase, sugiro um encontro presencial, ou apresentação num encontro de sexta no CTA.

RE: Evolução dos fóruns do CTA - Added by Jan Luc Tavares about 5 years ago

Fórum Clube do Hardware

Estou analisando o Fórum Clube do Hardware e postarei como edição dessa mensagem uma breve descrição da estrutura do fórum.

RE: Evolução dos fóruns do CTA - Added by Rafael Pezzi almost 5 years ago

Dei uma olhada no Discourse e me pareceu interessante. Veja exemplo em ação em http://discuss.atom.io/

RE: Evolução dos fóruns do CTA - Added by Jan Luc Tavares over 4 years ago

A-do-rei o Discourse!

Ele tem uma interface bonita e tem aquelas funcionalidades que discutimos em diversos encontros e consideramos importantes, tais como: badges, perfis de usuários, métricas diversas, etc. Além de possuir ferramentas mais atuais como compatibilidade com dispositivos touch e um visual mais moderno do que o usual de fóruns.
Parece ser uma ótima escolha para implementação do fórum.

Provavelmente tem como colocar facilmente (mas não encontrei) "assinaturas" - o que não é fundamental - nem contagem de posts dos usuários (o que poderia ser, inclusive, nossa decisão de deixar de fora).

Uma questão que temos que resolver é: Quais são os nossos objetivos com um fórum? Isso parece uma coisa relativamente simples, mas registrar e elaborar essa ideia é bom para traçarmos os planos e deixarmos tudo bastante claro.

Com essa questão respondida, podemos decidir se o CTA vai mesmo iniciar um fórum desse tipo (abordando todas as questões de "abertura e liberdade", projetos, "documentação", etc. com objetivos de fortalecer uma comunidade em torno desses temas e outros mais que concluiremos) ou se vamos implementar essa discussão em um ambiente a parte, de uma maneira mais flexível - por uma associação ou comunidade separada.

Abraço,
Jan.